Dominância e Recessividade

Dominância e Recessividade

Os conceitos de dominância e recessividade fazem parte da genética, um dos assuntos mais importantes da Biologia para o ENEM. Esses termos explicam como as características (ou traços) são herdadas dos nossos pais. Vamos entender isso de forma simples!

O que são genes e alelos?

Os genes são pedaços do nosso DNA que contêm instruções para as nossas características, como cor dos olhos, tipo sanguíneo, cor da pele, entre outras. Cada gene pode ter diferentes formas de expressão, chamadas de alelos.

Por exemplo: o gene da cor dos olhos pode ter o alelo para olhos castanhos e o alelo para olhos azuis.

O que é dominância?

Um alelo dominante é aquele que se manifesta mesmo quando está presente apenas em uma das cópias do gene. Ou seja, se a pessoa tiver um alelo dominante e um alelo recessivo, a característica dominante vai aparecer.

Usamos letras para representar os alelos:

  • Alelo dominante: letra maiúscula (ex: A)
  • Alelo recessivo: letra minúscula (ex: a)

Exemplo: Se o alelo A representa olhos castanhos (dominante) e o alelo a representa olhos azuis (recessivo), então:

  • AA → olhos castanhos
  • Aa → olhos castanhos
  • aa → olhos azuis

O que é recessividade?

Um alelo recessivo só se manifesta quando está presente em dose dupla, ou seja, quando o indivíduo herda o alelo recessivo do pai e da mãe.

No exemplo anterior, só quem tiver o par aa vai ter olhos azuis. Se houver ao menos um A (dominante), os olhos serão castanhos.

Genótipo e fenótipo

Dois conceitos importantes para entender esse assunto:

  • Genótipo: é a combinação de alelos que o indivíduo tem (ex: AA, Aa, ou aa).
  • Fenótipo: é a característica observável (ex: olhos castanhos ou azuis).

Então, pessoas com genótipos diferentes (AA e Aa) podem ter o mesmo fenótipo (olhos castanhos), porque o alelo dominante se manifesta em ambos os casos.

Heredograma e cruzamentos

Nas questões do ENEM, é comum aparecerem heredogramas ou problemas de cruzamentos genéticos. Neles, você precisa analisar os genótipos dos pais para prever os possíveis genótipos e fenótipos dos filhos.

Exemplo: Cruzamento entre Aa × Aa

Usando o quadrado de Punnett:

Aa
AAAAa
aAaaa

Resultado:

  • 25% AA (dominante)
  • 50% Aa (dominante)
  • 25% aa (recessivo)

Ou seja, 75% dos filhos vão ter a característica dominante, e 25% a característica recessiva.

Doenças genéticas e herança recessiva

Muitas doenças genéticas são causadas por alelos recessivos. Isso significa que a pessoa só manifesta a doença se herdar o alelo defeituoso dos dois pais.

Exemplo: Fibrose cística. Uma pessoa só desenvolve essa condição se tiver o genótipo ff. Se for Ff (portador), não apresenta a doença, mas pode transmiti-la aos filhos.

Dica importante para o ENEM

  • Fique atento ao uso das letras. Alelos dominantes sempre são representados com letras maiúsculas.
  • Leia com atenção o enunciado: às vezes a característica dominante é a doença, e às vezes é a ausência dela.
  • Pratique cruzamentos genéticos usando o quadrado de Punnett.
  • Domine os conceitos de genótipo, fenótipo, dominante e recessivo. Eles sempre caem!

Conclusão

Entender dominância e recessividade é fundamental para interpretar questões de genética. O alelo dominante se manifesta mesmo com apenas uma cópia, enquanto o alelo recessivo só aparece quando está em dose dupla. Saber montar cruzamentos e analisar genótipos vai te ajudar muito na prova do ENEM. Treine bastante e fique craque nesse assunto!

Fundador do VESTMapaMental, professor de Redação, Português e Literatura, e mentor especializado na preparação de estudantes para o ENEM e Vestibulares, com foco em aprovação em Medicina. Com uma abordagem estratégica, didática e motivadora, Lucas transforma conteúdos complexos em mapas mentais claros e eficazes, guiando alunos rumo às maiores notas e aos seus sonhos universitários.