Sistema Genital Masculino

Testículos

O órgão mais importante do sistema reprodutor masculino. São dois testículos existentes. Podemos caracterizar o testículo como um órgão que participa tanto do sistema endócrino (produzindo hormônios), quanto do sistema reprodutor (produzindo gametas). O testículo possui duas partes funcionais: Uma delas é uma rede de tubos ou tubos seminíferos, lembraram-se deles na espermatogênese?

Como dito, nesses tubos seminíferos irá ocorrer a espermatogênese, ou seja, a formação dos gametas masculinos (espermatozoides). Uma outra função dos testículos são as células intersticiais ou células de Leydig que se encontram nesses tubos e são importantes na produção de testosterona, hormônio masculino.

Então lembrando: Os hormônios masculinos são produzidos em um lugar (células de Leydig) e os gametas são produzidos em outro (Tubos Seminíferos).

Vale lembrar ainda que os hormônios e os gametas só serão produzidos pelos testículos se forem estimulados pela hipófise, através dos hormônios FSH e LH.

Epidídimo

Há dois epidídimos e eles se localizam logo acima dos testículos, como se fossem um envoltório. A função principal do epidídimo é amadurecer os espermatozoides, isto é, quando o testículo produz o espermatozoide imaturo, ou seja, sem flagelo (rabinho/cauda). Isso dará a mobilidade para este espermatozoide percorrer as tubas uterinas na mulher.

Além disso, os epidídimos ainda armazenam espermatozoides num período de 15 a 20 dias.

Ducto deferente

Os ductos deferentes são duas mangueiras têm a função de transportar os espermatozoides em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozoides que não foram expelidos.

Vesículas Seminais

Duas glândulas acessórias do sistema reprodutor masculino. Afinal, quais são suas funções? As vesículas seminais irão produzir um líquido e esse líquido vai ser, na maior parte (60%), o sêmen que sai na ejaculação, aliás, que é rico em frutose e em fibrinogênio.

A frutose dá energia para o espermatozoide mover o seu flagelo dentro do corpo feminino. O fibrinogênio, por sua vez, é importante para que o espermatozoide “grude” no útero da mulher, além de ser uma substância coagulante que participa da coagulação sanguínea.

Próstata

Fica perto do ânus e produz uma substância chamada líquido prostático e esse líquido é rico numa solução alcalina. Essa solução alcalina produz um líquido ácido que vai dar uma neutralizada quando os espermatozoides adentrarem na vagina da mulher, pois a vagina da mulher é ácida e esse líquido fará com que os espermatozoides sobrevivam por mais tempo lá dentro.

Uretra

Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expelir o esperma durante o processo de ejaculação. Além disso, é responsável por conduzir a urina, que vem da bexiga, até o canal de saída, o pênis.

Pênis

É através do pênis que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida (bem como a urina vem pela uretra).

CURIOSIDADES

Ejaculação

Durante a ejaculação, o homem ejacula cerca de 2 a 5 mL de sêmen em cada ejaculação e nesse sêmen, haverá cerca de 50 a 200 milhões de espermatozoides.

Vasectomia

A cirurgia é simples. Basta pensarmos no condutor dos espermatozoides, que são os ductos deferentes, ou seja, basta fazer um corte e não haverá mais condução até a vesícula seminal. Basta então, fazer uma incisão no escroto e um corte no tubo deferente e pronto.

E o que acontece com os espermatozoides que foram formados? Simples, eles voltam para os testículos por fagocitose.

Sistema Genital Masculino

Fundador do VESTMapaMental, professor de Redação, Português e Literatura, e mentor especializado na preparação de estudantes para o ENEM e Vestibulares, com foco em aprovação em Medicina. Com uma abordagem estratégica, didática e motivadora, Lucas transforma conteúdos complexos em mapas mentais claros e eficazes, guiando alunos rumo às maiores notas e aos seus sonhos universitários.