Exercícios sobre a Dinâmica Interna e Externa da Terra
Questão 1
“Os episódios vulcânicos ocorrem desde o início da evolução da Terra (4,5 bilhões de anos). Portanto, numa escala distinta de desenvolvimento da humanidade (séculos). Assim, a aparente quietude de um vulcão para nós decorre simplesmente do fato de não ter havido nenhum relato histórico de sua erupção […]”.
TEIXEIRA, W. Vulcanismos: produtos e importância para a vida. In: TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.349.
Como podemos notar com o texto acima, os comportamentos vulcânicos obedecem a uma escala de tempo superior à do tempo histórico humano. A liberação do material magmático ocorre em função:
- a) da liberação de calor interno acumulado durante longos períodos em áreas instáveis.
- b) da ausência de pressão atmosférica externa para conter a emissão do material vulcânico.
- c) da estrutura geologicamente antiga do relevo incapaz de conter o magma terrestre.
- d) do processo de transformação físico-química das rochas ao longo das eras geológicas.
- e) do estado de conservação inadequado da crosta terrestre em áreas continentais.
Questão 2
Uma manifestação geomorfológica resultante da consolidação do material magmático na superfície é:
- a) a constituição de formas de relevo aplainadas.
- b) a maior atuação dos agentes exógenos do relevo.
- c) o reposicionamento das camadas sedimentares.
- d) a formação de rochas ígneas extrusivas.
- e) o desencadeamento de processos intempéricos.
Questão 3
Os vulcões, ao entrarem em erupção, liberam um substrato magmático composto pela lava vulcânica e também por materiais sólidos soltos, além de cinzas, blocos e outros elementos que são expelidos e emitidos à superfície graças à liberação da pressão interna. Esse material é chamado de:
- a) resíduos sólidos vulcânicos.
- b) rochas consolidadas.
- c) lavas solidificadas.
- d) resíduos internos maciços.
- e) depósitos piroclásticos.
Questão 4
Os terremotos de grande magnitude e intensidade ocorrem principalmente em locais onde há o encontro de diferentes placas tectônicas. Essas áreas são denominadas:
- a) Zonas de divergência
- b) Epicentro
- c) Deriva continental
- d) Zonas de convergência
- e) Escala Richter
Questão 5
Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são:
- a) Chile e Peru
- b) Uruguai e Paraguai
- c) Brasil e Bolívia
- d) Argentina e Paraguai
- e) Chile e Haiti
Questão 6
Assinale a seguir a alternativa que não apresenta um agente erosivo:
- a) Água das chuvas
- b) Ventos
- c) Sedimentos
- d) Gelo
- e) Água do mar
RESPOSTAS
Questão 1
A ação do vulcanismo é resultante do acúmulo de energia e material magmático ao longo do tempo geológico, de forma que esse calor interno adquire uma pressão suficiente para não ser mais contido, fazendo com que a lava emerja na superfície, liberando calor interno.
Alternativa correta: letra A
Questão 2
A liberação da lava vulcânica, com a sua posterior solidificação, dá origem às rochas magmáticas ou ígneas extrusivas, também conhecidas como rochas vulcânicas.
Alternativa correta: letra D
Questão 3
Os resíduos sólidos e cinzas liberados pelos vulcões são chamados de piroclastos ou depósitos piroclásticos.
Alternativa correta: letra E
Questão 4
- a) Falso – Nas zonas de divergência ocorre o movimento de afastamento de uma placa tectônica em relação à outra.
- b) Falso – É ponto da superfície terrestre mais próximo ao centro de um abalo sísmico, ou seja, é o principal local que sofre com as vibrações do abalo.
- c) Falso – Deriva continental é uma teoria que comprova que a crosta terrestre é uma camada rochosa descontinua, apresentando vários fragmentos, denominadas placas litosféricas ou placas tectônicas.
- d) Verdadeiro – O encontro de diferentes placas tectônicas ocorre em áreas denominadas zonas de convergência. Essas áreas apresentam instabilidade tectônica, sendo vulneráveis à ocorrência de terremotos.
- e) Falso – É uma escala que mede a magnitude do terremoto. Foi desenvolvida pelo sismólogo estadunidense Charles F. Richter.
Questão 5
- a) Verdadeiro – O Chile e o Peru são os países sul-americanos mais vulneráveis à ocorrência de terremotos, pois estão localizados em uma zona de convergência de placas tectônicas – entre as placas de Nazca e a Sul-Americana.
- b) Falso – O Uruguai e o Paraguai estão localizados em regiões de estabilidade sísmica, ou seja, não existe encontro de placas tectônicas próximos aos seus territórios.
- c) Falso – A Bolívia é atingida por terremotos (em menores proporções que Chile e Peru), pois está localizada próxima à borda da placa Sul-Americana. A ocorrência desse fenômeno no Brasil não é significativa.
- d) Falso – A Argentina é atingida por terremotos devido à sua proximidade da borda da placa Sul-Americana, porém, os terremotos no país não são tão frequentes como no Peru e no Chile. O Paraguai está localizado no centro da placa Sul-Americana.
- e) Falso – O Chile é um país sul-americano bastante atingido por terremotos, no entanto, o Haiti não é um país da América do Sul, e sim da América Central.
Questão 6
Entre as alternativas apresentadas, apenas os sedimentos não podem ser considerados agentes erosivos, isso porque sua constituição é resultado das erosões, e não a causa para elas.
Alternativa a ser assinalada: letra C