Epidemias e Doenças
Epidemias e Doenças na Redação do ENEM
O tema epidemias e doenças é recorrente em debates sociais, científicos e políticos. Por isso, pode ser explorado de forma direta ou indireta em propostas de redação do ENEM. Com a pandemia de COVID-19, ficou ainda mais evidente como questões de saúde pública impactam a vida em sociedade e revelam desigualdades.
Por que esse tema é importante?
Ao tratar de doenças e epidemias, o candidato tem a oportunidade de demonstrar conhecimento de mundo, pensamento crítico e capacidade argumentativa. O ENEM valoriza temas que envolvem impactos sociais, econômicos e culturais, e a saúde pública é uma dessas questões centrais.
Diferença entre epidemia, pandemia e endemia
- Endemia: doença que ocorre com frequência em uma região, como a dengue no Brasil.
- Epidemia: quando o número de casos de uma doença cresce muito em pouco tempo, como a gripe suína em 2009.
- Pandemia: epidemia de escala mundial, como foi o caso da COVID-19.
Como usar esse tema na redação?
Mesmo que o tema da proposta não seja diretamente sobre saúde, é possível trazer referências a epidemias e doenças como exemplos de argumentos. Veja alguns eixos temáticos onde o assunto pode ser inserido:
- Desigualdade social: doenças afetam mais as populações vulneráveis, com menos acesso à saúde, saneamento e informação.
- Ciência e tecnologia: importância da pesquisa científica para combater epidemias e desenvolver vacinas.
- Fake news: desinformação durante pandemias pode agravar crises de saúde pública.
- Educação: escolas e universidades podem contribuir na conscientização e prevenção de doenças.
Repertório sociocultural produtivo
O uso de repertório é valorizado na Competência 2 da redação do ENEM. Veja alguns exemplos que podem enriquecer o texto:
- Pandemia da COVID-19: escancarou desigualdades no acesso à saúde, trabalho e educação.
- Oswaldo Cruz: sanitarista brasileiro que combateu epidemias no início do século XX, como a febre amarela.
- Séries e filmes: produções como “Contágio” ou “Ensaio sobre a cegueira” (José Saramago) abordam o impacto social das epidemias.
- Artigos da Constituição: o artigo 6º garante o direito à saúde como um direito social.
Problemas associados ao tema
- Sistema de saúde público sobrecarregado
- Falta de investimento em pesquisa científica
- Baixo acesso à informação e à vacinação
- Preconceito contra doentes e profissionais de saúde
Propostas de intervenção
Na conclusão, é essencial apresentar uma proposta de intervenção que respeite os cinco elementos exigidos: agente, ação, meio, efeito e detalhamento.
Exemplo:
O Ministério da Saúde, em parceria com escolas públicas, pode promover campanhas educativas sobre prevenção de doenças, por meio de palestras e materiais audiovisuais, com o objetivo de informar a população jovem e combater a desinformação.
Resumo Final
- Tema atual e transversal, que pode ser usado em diversos contextos.
- Permite uso de repertórios históricos, científicos e sociais.
- Reflete desigualdades e problemas estruturais do Brasil.
- Requer soluções eficazes na proposta de intervenção.
Estar preparado para falar sobre epidemias e doenças na redação do ENEM é um diferencial. Mostra que o candidato está atento ao mundo e sabe construir argumentos sólidos sobre temas de interesse público.