O que não usar?

Para que você não se perca na construção da introdução de uma redação dissertativa-argumentativa, construa seu parágrafo respondendo as seguintes perguntas: O que? Por que? Como?

Vale ressaltar que não é obrigatório você seguir as perguntas, elas apenas irão lhe ajudar a estruturar melhor a introdução de uma redação. Consequentemente, todo seu texto também.

  • Evite desviar o assunto, isto contará ponto negativo na hora da correção;
  • Evite iniciar o primeiro parágrafo com as mesmas palavras do título;
  • Evite escrever longos períodos, isto cansa o leitor;
  • Jamais use “eu”, forma pessoal. Ou seja, não escreva na primeira pessoa.

Caso todas as ideias sejam apresentadas logo no começo do texto, a sua redação ficará redundante, diminuindo as expectativas dos leitores e prejudicando a sua nota final no exame.

Além disso, é importante dedicar uma atenção especial a certos termos que devem ser evitados logo no início do texto, que, na grande maioria das vezes, ofuscam a criatividade do estudante durante a elaboração da dissertação.

Confira a seguir uma lista com 7 exemplos de palavras que NÃO devem ser usadas na introdução da sua redação do Enem:

  1. “Atualmente”
  2. “Hoje em dia”
  3. “Desde épocas remotas”
  4. “O mundo de hoje”
  5. “A cada dia que passa”
  6. “No mundo em que vivemos”
  7. “Na atualidade”

Na maioria das vezes, expressões como essas contribuem para diminuir a originalidade da redação prejudicando o desempenho do candidato. Por isso, é importante estar atento para evitá-las.

Fundador do VESTMapaMental, professor de Redação, Português e Literatura, e mentor especializado na preparação de estudantes para o ENEM e Vestibulares, com foco em aprovação em Medicina. Com uma abordagem estratégica, didática e motivadora, Lucas transforma conteúdos complexos em mapas mentais claros e eficazes, guiando alunos rumo às maiores notas e aos seus sonhos universitários.